top of page
GoncaloTerenas_foto.jpg
  • LinkedIn

Gonçalo Terenas

CEC - PGE | Consórcio Empresarial & Cultural Portugal - Guiné Equatorial
Presidente Fundador

Portugal

Gonçalo Terenas, Presidente Fundador do CEC - PGE, em Malabo, Guiné Equatorial, tem uma larga experiência em relações internacionais, com principal incidência na região ocidental e central do continente africano. 
Iniciou o seu percurso universitário no curso de Direito na Universidade Moderna em Lisboa, tendo dado os primeiros passos no mundo empresarial cumulativamente com a vida académica no ano de 1998, mantendo-se desde então ligado ao empreendedorismo.
Foi através do maior grupo de franchising europeu que se lançou em projectos internacionais, integrando os ‘Master Franchise da National Business Brokers’ de São Paulo e Montevideo, conquistando experiência e conhecimento no comércio e relações internacionais. 
A liderar projetos em África desde 2011, foi responsável pela internacionalização de empresas e empresários portugueses e africanos, tendo ainda assegurado a cooperação entre múltiplas entidades do sector do associativismo e corporativismo de norte a sul de Portugal, destacando-se , a AEP, AIP, NERSANT, AICEP entre muitos outros organismos com responsabilidades na promoção da economia e cultura portuguesa.
Entre os anos 2010 e 2020 assumiu projetos editoriais onde se destacaram publicações no sector financeiro e de diplomacia económica, bem como, a criação de eventos temáticos muito relevantes no panorama nacional e internacional.
Em 2017 é proposto para o Conselho da Diáspora Portuguesa, uma experiência ímpar que permitiu capitalizar conhecimento e competências que contribuíram de forma inequívoca para o seu percurso internacional.
Desde 2018 que assume cargos executivos em Câmaras de Comércio, Associações Corporativas e projetos Culturais, com particular destaque para os anos em que presidio a Câmara de Comércio Portuguesa em África Oeste, com sede no Senegal, período em que colaborou intensamente com a missão diplomática liderada pelo Embaixador Vitor Sereno, sendo do domínio publico o assinalável trabalho conjunto desenvolvido em prol da economia e diáspora portuguesa. No início de 2021 aceita convite para o prestigiado "board" da Fundação HHERF em Londres, assumindo funções executivas para os projetos no continente Africano. No mesmo ano integra o Chairman Office de um dos mais influentes empresários africanos, Chairman do grupo ADS de origem maliana. 
Em 2022 cria o LAC (Lisbon Art Club) um conceito inspirado na simbiose das artes africanas e orientais e que resulta de um percurso de proximidade com o universo das artes e artistas, com especial enfoco no continente africano.
Consultor e Assessor em empresas de referência nacional e internacional, regista um relevante percurso de "lobby & corporate affairs" com especial incidência no mundo da Diáspora, do corporativismo e da diplomacia económica.

bottom of page