top of page
Braga.jpg
Braga_BomJesus.jpg

Braga situa-se no noroeste de Portugal Continental. Fundada em 16 aC. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augustus, tem uma história riquíssima ao mesmo tempo que oferece um ambiente tecnológico, criativo, inovador, dinâmico e aberto, fazendo com que seja considerada por muitos o Silicon Valley português.

Porquê Braga?

1º Prémio

FDI Strategy in Europe

Em fevereiro de 2023, Braga foi distinguida nos prémios European Cities and Regions of the Future atribuídos pela FDi Intelligence - Financial Times, com o primeiro prémio no segmento cidades pequenas a atrair investimento estrangeiro.

Multicultural

Cidade

Braga tem residentes de 118 nacionalidades com mais de 20 mil estrangeiros a viver na cidade.

Universidade do Minho

em Braga

Entre as 150 melhores do mundo em um dos mais prestigiados rankings internacionais, o Times Higher Education Young University Rankings, com mais de 200 patentes registradas e 32 centros de pesquisa.
Uma universidade que agrega valor à cidade e atrai empresas tecnológicas pela oferta de mão de obra qualificada
.

Vencedor

2021 World Mayor Sustainability Award

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, foi distinguido com este prémio pelo seu esforço para atingir os Objetivos de Desenvolvimento da Sustentabilidade (ODS) a nível local e regional na UE, de entre 10.000 autarquias de 61 países.

A cidade mais jovem

de Portugal

Mais de 40% da população bracarense tem menos de 30 anos e 68% está em idade ativa.

Ótima posição geográfica

em relação a infraestruturas

Braga tem 2 aeroportos internacionais a menos de 1h de distância (um no Porto, Portugal, outro em Vigo, Espanha), 3 portos de carga (Leixões e Viana do Castelo em Portugal e Vigo em Espanha) no máximo a 1h30. É bem servida por autoestradas e ferrovias.

Cidade do

Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia

Um projeto único no mundo que resulta da colaboração entre os governos português e espanhol que conta com 426 investigadores de 37 países a trabalhar diariamente em Engenharia Nanoeletrónica; Ciência da vida; Materiais Quânticos e Energéticos; Nanofotônica; Projetos Avançados de Microscopia Eletrônica e Espectroscopia e Micro e Nanofabricação.

4ª região maior exportadora

de Portugal

Com um ambiente de negócios vibrante, as exportações de Braga cresceram 224% nos últimos 10 anos, criando cerca de 2 mil novos postos de trabalho todos os anos.

Parte de várias redes internacionais de cidades

Eurocities.jpg

EUROCITIES

A maior rede europeia de cidades, com secretariado em Bruxelas, criada para promover o desenvolvimento económico, político e social das cidades membros.

MichelinCities.jpg

Michelin Cities

Criada em 2014, a rede conta com 39 cidades de 20 países, dos Estados Unidos à China, da Tailândia à Espanha, da Itália ao Canadá.

NEYC.jpg

European Youth Capitals

Braga é fundadora da European Youth Capital Network, criada com o objetivo de potenciar a promoção de políticas de juventude através do desenvolvimento de uma rede cooperativa e sustentável de cidades que já foram Capitais Europeias da Juventude.

UEF.jpg

URBAN ECONOMY FORUM

Braga é a única cidade portuguesa que integra esta organização internacional, que liga o sistema das Nações Unidas, os líderes das cidades e o setor privado liderando o diálogo global sobre recursos urbanos sustentáveis.

CDP.jpg

City Climate Leadership in Action

Com o fim da COP26, surgiu uma nova geração de cidades que estão na vanguarda das mudanças climáticas. 122 cidades integraram a Lista A de 2022, incluindo Braga, como líderes ousados em transparência e ação ambiental.

UNESCOCreative.jpg

Creative Cities Network

A Rede de Cidades Criativas, formada por 246 cidades de todo o mundo, possui sete campos criativos: literatura, cinema, música, artesanato e arte popular, design, artes e media, e gastronomia. Braga é Cidade Criativa da UNESCO nas Media Arts desde 2017.

bottom of page